Dica: lanches saudáveis

Olá!
Quem me conhece sabe que esse ano comecei investindo pesado em dieta e exercícios. Minha meta é perder em torno de 12kg. Então para o post de hoje eu reuni algumas coisas que incluí em minha dieta e que estão me ajudando.
Coloquei esse "me" em negrito porque minha amiga Roberta (a mesma que aparece neste post) me mandou este link bem interessante, falando de uma blogueira que, além daquele publieditorial velado que já conhecemos na blogosfera, sai dando dicas de saúde sem ter conhecimento na área. E aí eu fiquei pensando, "poxa, o que eu sei são dicas de amigos e algumas poucas pesquisas na internet" e não quero sair afirmando nada como a dita blogueira.
Então minhas dicas são coisas que funcionam pra mimsem conhecimento profissional do assunto e dicas de amigas. Cada pessoa tem o metabolismo funcionando de um jeito, então cada um tem que procurar saber o que é melhor para si mesmo.


De qualquer forma, as "receitas" que vou apresentar aqui são saudáveis, você querendo emagrecer ou não. Por isso resolvi postar anyway. Eu posso falar das mudanças que estou sentindo em mim, e aí cada um vai adaptando à sua própria rotina/dieta.
Sem falar que são todas práticas e não pedem habilidades na cozinha (vide eu que não tenho nenhuma - vocês verão minha tapioca horrorosa).
Também peço que me desculpem as fotos, não sirvo pra ser fotógrafa de comida, estão bem feias mesmo, mas são só pra ilustrar. =/


Começando pela mudança que tive no meu café da manhã: retirei o nescau (mesmo o light) e o pão. Essa dica foi da Carol Silveira, que está me dando um mega incentivo e virou minha inspiração.
Ela me disse para trocar o nescau por leite (que eu já usava o desnatado) com canela e chia. Com minha mistura não tava dando certo (a canela ficava toda no fundo e ainda desperdiçava minha chia o.O ) e eu odeio leite puro, substituí por suco. Não tenho muito tempo pra preparar várias coisas de manhã, então uso o de caixinha mesmo (ou o laranja caseiro light ou algum de soja - eles têm apenas 40kcal o copo ou valem 1 ponto naquele aplicativo Dieta&Saúde) com uma colher de chia.

Troquei também a torrada pela tapioca. A Carol me alertou sobre a farinha branca (leia mais aqui) e diminuí drasticamente o seu consumo (não consigo cortar totalmente, mas agora como no máximo nos fins de semana, às vezes nem isso).
O bom da tapioca é que ela é rápida de fazer, fácil e barata. Pago R$6 em meio kilo, já hidratada. É só por na frigideira e em uns 2 min tá pronto.
Como recheio pode ser um patê, mas a forma mais gostosa é colocando queijo dentro, enquanto ainda está na frigideira, para que derreta um pouco. (a ricota é a melhor opção, pois ela e o cottage são os menos calóricos)
Ah! Eu uso 3 colheres de sopa de tapioca (no app isso conta 5 pontos).

Esse café da manhã me sustenta muito bem, e olha que eu malho pela manhã!
Outra opção que gosto bastante são ovos mexidos com chia (1 gema + 1 ovo + 1 col sobremesa de chia).
Lembrando que tudo é feito na frigideira sem óleo!!!


O suco verde é o novo queridinho do momento pra quem faz dieta. Sem dúvidas ele faz bem (e eu me sinto bem saciada com ele), mas não há comprovação científica que ele realmente ajuda a emagrecer.
Eu estou gostando muito de tomar, faço quase a garrafinha cheia e levo pra faculdade. Fico a tarde/noite tomando e não tem me dado fome. Outra coisa bem bacana que notei também é que ele me dá muita energia. Outro dia que percebi que não tomo mais o meu cafezinho habitual na cantina e ainda sim não fico com sono, como costumava ficar.

Quem me ensinou a fazer também foi a Carol, e é simples e prático, porque não precisa bater o suco todos os dias.
Pega 1 maço de couve, tira o talo e bate no liquidificador junto com um copo de água. Pode colocar gengibre também, que é termogênico natural. Depois põe na forminha de gelo e pronto!
Cada vez que for fazer o suco, é só adicionar dois gelinhos de couve.
Como não tenho habilidade em fazer suco (só o de laranja, rs), uso polpa congelada mesmo. Gostei de misturar com suco de laranja, abacaxi, manga, morango (esse fica com cor de cocô) e maracujá. E como não consigo me acostumar com adoçante, comprei o açúcar fit da União, que adoça 2x mais, então eu uso uma pontinha só da colher e já está bom.


Também focada em tirar a farinha branca da minha rotina, agora eu mesma faço meu pão, outra dica da Carol. A receita foi retirada do blog da Mimis, a diferença é que ela usa farelo de aveia e eu, farinha de arroz (gente, sem preguiça, o saco custou nem R$3).

  • 1 colher sopa de farinha de arroz
  • 1 colher sopa de água
  • 1 ovo
  • 1 colher café de fermento
Só levar ao microondas por 2min30seg e tá pronto! Depois ainda pode jogar na frigideira sem óleo ou na torradeira pra ele ficar mais firmezinho. O meu fica assim:


E ele fica gostosinho, tá?!



 Agora vem a parte de fotos horríveis. Mas é muito difícil tirar foto de patê! =(
Essa primeira receita é da Lígia, mas eu tiro as azeitonas (apesar de dar um gosto ótimo) porque são muito calóricas. E eu sempre esqueço de por o sal também.

  • 1 pedaço de ricota
  • 1 potinho de requeijão light
  • tomate seco picadinho
  • azeitonas pretas picadas
  • azeite
  • óregano
  • pimenta do reino
  • sal
Só misturar!
Eu capricho bem no óregano e na pimenta, fica uma delícia! E fica com essa carinha:



 E o outro patê:


Essa delicinha com cara de vômito foi mistureba minha, e fica muito bom!

  • 1 pote de requeijão light
  • 6 ou 7 fatias de peito de peru fatiado
  • 1 vidrinho pequeno de champignon
  • queijo
Deixei o último item como "queijo" porque ele é variável. A primeira vez eu usei cream cheese light, mas como eu preciso perder peso resolvi mudar, pois mesmo o light é bem calórico. Da segunda vez eu usei mussarela de búfala, mas vi que também é bem calórica (não sei por que enfiei na cabeça que mussarela de búfala era queijo de dieta). Da próxima vez vou fazer com o cottage, que é pastoso e pouquíssimo calórico.


Bom gente, é isso.
Espero que tenham gostado, espero que sirva pra alguém também (aliás, a intensão é essa!). Desde que troquei o pão comum pela tapioca e essa receita do pão dukan, me sinto bem mais leve e muuuuito menos inchada. Por isso acho que vale a pena o teste e ver se isso pode ser bom pra você também.
Se vocês gostarem do post, sempre que descobrir novas receitas saudáveis eu posto aqui!

beijo,






Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Eu vou amar saber o que você achou do post!

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
pequeno ponto de vista de Carol Neves © 2013 | ALL RIGHTS RESERVED.