Cuidados com os cabelos - Tipos de cabelo e rotina diária

Olá!
Mais um post com dicas para os cabelos... Eu tô adorando essas dicas! Daqui a pouco acabam as sobre cabelo e passo para os outros livrinhos ;)


Como cuidar
Para aprender a cuidar de seus cabelos e escolher os melhores produtos, primeiro é necessário identificar o seu tipo: normal, seco, oleoso ou misto.

Normal
É o cabelo que apresenta equilíbrio no nível de oleosidade e volume natural, com fios brilhantes e sedosos por todo o comprimento.
  • Cuidados: é o mais simples de ser cuidado, exigindo apenas uso de produtos adequados e hidratação periódica.

Seco
Com aparência áspera, ressecada e opaca em todo o comprimento, com pouco brilho e movimento, o cabelo seco costuma ser mais frágil e quebradiço. Por serem mais armados, os fios têm tendência a ganhar volume com facilidade.
  • Cuidados: é essencial manter a hidratação dos fios. Para isso, use shampoos e condicionadores com propriedades hidratantes. Máscaras nutritivas de tratamento para reforçar a hidratação também são recomendadas. Por fim, produtos com silicone garantem fios mais brilhantes.

Oleoso
De aspecto pesado, apresenta pouco volume. Ao longo do dia, o excesso de oleosidade torna a aparência gordurosa, dando a impressão de cabelos não lavados.
  • Cuidados: fuja do banho muito quente, que estimula a ação das glândulas sebáceas. Na hora de enxaguar, deixe a água morna ou fria. Use shampoos neutros ou diluídos e aplique o condicionador apenas nas pontas. Procure manter os fios soltos e evite escová-los muito.

Misto
É o cabelo oleoso na raiz e normal ou seco ao longo do comprimento do fio.
  • Cuidados: é fundamental aplicar os produtos em duas etapas: uma para a raiz e outra para o comprimento. Use o shampoo para cabelo misto apenas na raiz, massageando bem o couro cabeludo e enxaguando bem. Passe o condicionador apenas do meio para as pontas. Faça a hidratação no comprimento.


Como secar
  • Comece com a toalha: dê batidinhas com a toalha ao longo dos fios, sem esfregar.
  • Penteie os fios: com um pente apropriado para o seu tipo de cabelo, penteie os fios para desembaraçá-los e divida em partes (frente, costas e lados).
  • Passe o termoprotetor: se for usar secador em temperatura quente, lembre-se de passar um produto termoprotetor para blindar os fios do calor.
  • Use o secador: para secar sem escovar, prefira deixar o secador em temperatura fria. Se a intenção for modelar e fazer penteados, combine escova e secador morno ou quente, a uma distância de, ao menos, 15cm da cabeça.
  • Dica: para dar volume, use o secador de baixo para cima; para diminuir o volume, direcione-o de cima para baixo.

Recomendações
  • Cabelos secos ao dormir: a umidade no couro cabeludo pode provocar caspa e aumento da oleosidade.
  • Sem apertar: evite elásticos, especialmente se seus fios forem quebradiços. Prefira prendedores como piranhas. Minha opinião: não dá pra sair de piranha pela rua, né? Então opte por aquelas buchinhas que são 'encapadas', com bastante algodão em volta do elástico.
  • Proteção solar: passe produtos com protetor solar e use chapéu ou boné. Chapéu!!! Nada de boné! A não ser que você esteja praticando esportes ao ar livre.
  • Prevenção no verão: água salgada e cloro prejudicam os fios. Quando sair do mar ou da piscina, passe ducha fria e use produtos reparadores.




beijos,

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Eu vou amar saber o que você achou do post!

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
pequeno ponto de vista de Carol Neves © 2013 | ALL RIGHTS RESERVED.