Guest post - Alemanha: Kassel


No início deste ano, fiz um curso de alemão na Alemanha, passando 7 semanas lá. Eu sempre tive o sonho de conhecer este país e já estudava alemão há alguns anos, até que a oportunidade apareceu como uma bolsa que me foi proporcionada pelo instituto DAAD.  Além de ter me desenvolvido muito no idioma, tive a oportunidade de conhecer lugares maravilhosos e aprender mais sobre a cultura de lá.


 Museu dos irmãos Grimm, em Kassel

O curso aconteceu na cidade de Kassel, localizada em Hessen, à uma hora de Frankfurt, conhecida por ser “a cidade dos irmãos Grimm”. Além das excursões realizadas pelo próprio curso, que nos levaram aos pontos mais importantes de lá, a alguns vilarejos próximos e a Frankfurt, tive a oportunidade de visitar nos finais de semana lugares incríveis como Berlim e Hamburgo e conhecer o famoso carnaval de Colônia.  Fora da Alemanha, realizei também o sonho de visitar Paris e Londres.

Fazer viagens curtas como essas exige planejamento se quisermos visitar os lugares que nos interessam. Temos que fazer escolhas, pois infelizmente não dá pra ver tudo. Uma outra dica também é se deixar levar pela cidade, experimentar a comida local, conversar com as pessoas, passear. Se você gosta de fazer compras ou quer trazer lembranças, não leve muitas coisas na sua mala. É muito bom registrar os momentos da viagem, mas não ficar escravo da câmera e cutir o momento é super importante!


Schloss Wilhelmstahl, Kassel

Kassel é uma cidade média, que foi totalmente destruída na segunda guerra.  Como a arquitetura é nova, não é considerada uma cidade bonita pelos alemães, mas há lugares incríveis para se visitar. O mais famoso deles é o Bergpark Wihelmshöhe e sua famosa cascata, tendo o monumento do Herkules ao topo, cercada por  uma maravilhosa floresta e lindos castelos abertos à visistação, o Lowenburg e o Wilhelmshöhe.  

Também há o castelo Wilhelmstahl, que é super bonito. Localizado em uma área mais afastada, tem um estilo diferente.   Um lugar que também é lindo é o palácio Orangerie, que possui um jardim totalmente simétrico e se localiza numa região mais central.

Algo indispensável é uma visita ao museu dos irmãos Grimm, mas também é legal notar as várias refêrencias a eles presentes na cidade.  Por falar em museus, o Fridericianum é o mais antigo da Alemanha, e perto dele há o Naturkundemuseum, onde é possível ver réplicas de animais e fósseis, uma visita muito legal.

Outra coisa super bacana é o teatro da cidade.  Há apresentação de várias peças famosas, como o Diário de Anne Frank, Evita e a Flauta Mágica, todas incríveis.

Na Europa, em geral, os prédios da prefeitura são grandiosos e lindos. Em Kassel não é diferente, também vale muito a pena visitar.

Os locais onde mais fui fazer compras eram nos shoppings na região central da cidade. É possível encontrar lojas como C&A, H&M, New Yorker, Douglas, Mango, entre outras, com roupas e sapatos super estilosos por preços baixíssimos, especialmente nas temporadas de liquidação, como em janeiro e fevereiro. Cada shopping parece ter um “status”, alguns com lojas mais populares, outros com lojas mais caras. Na Königsplatz é possível encontrar um Starbucks pra tomar um cafezinho e se aquecer, mas há quem prefira os sorvetes em pleno inverno!   É uma boa também experimentar as cervejas regionais, há sempre uma típica de cada cidade.

Naturkundemuseum, Kassel

Esta viagem descontruiu para mim a imagem de “frios” que os alemães e todo o povo europeu tem pra nós.  As pessoas são sempre educadíssimas, gentis e solicitas! Claro que sempre vai ter um ou outro de mau humor, mas isso não depende da nacionalidade. Acho que quando estamos em um ambiente novo, seja ele qual for,  com educação, simpatia e principalmente bom senso, é possível encontrar portas abertas e fazer grandes amizades.

Acredito que o principal ao se fazer uma viagem como essa é manter sempre a mente aberta ao lidar com outras culturas. Deixar os esteriótipos para trás é uma ótima dica, assim como não julgar os costumes, valores e pensamentos que são diferentes dos nossos. 

Uma das mais famosas atrações de Kassel, o BergPark Wihelmshöhe. Ao topo, o monumento do Herkules.

Criei um blog para manter os amigos e familiares atualizados sobre os acontecimentos da viagem, é o Reise Reise!

beijo,




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Eu vou amar saber o que você achou do post!

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
pequeno ponto de vista de Carol Neves © 2013 | ALL RIGHTS RESERVED.