J. D. Salinger - O apanhador no campo de centeio

Vou ser sincera. Até escrever esse post eu disse pra todo mundo que não tinha gostado do livro. Então sentei pra fazer a resenha e defini: o livro não é ruim. Eu que li na época errada. E em inglês - meu primeiro livro de verdade em inglês -, o que com certeza me impossibilitou de sugar tudo do livro.

A verdade é que é um livro pra ser lido na adolescência, acho que só assim fará sentido, mesmo que seja relido quando mais velho. Afinal, de que adianta um livro se não fizer um sentido na sua vida, se não significar nada pra você?

O livro narra um fim de semana do jovem de 16 anos, Holden Caufield. Ele próprio é o narrador (e conta sua história quando está com 17 anos), e é aí que vemos a habilidade de Salinger. O autor consegue nos transportar para esse mundo adolescente, com suas gírias, sua linguagem própria (acho que peguei o vício de dizer 'and all' no fim da frase pra sempre!), suas incertezas e sua visão de mundo.

Mas justo por ele traduzir tão bem essa narrativa feita por Caufield que temos que ficar alertas: Holden não é confiável. Até que ponto aquilo que nos conta é verdade? Ao longo da história ele se desmente e confessa ser mentiroso. Também confessa ser um covarde. Mas que adolescente no fundo não é? Assistimos sua imaginação rolar solta, suas vontades e desejos. Mas não passa disso. Ele nunca faz. Ele nunca está no humor.

E nessa visão de quem está descobrindo o mundo, passamos por suas decepções com as pessoas. Tanto que ele só idolatra e realmente acha que são pessoas melhores que ele sua irmã de 10 anos e seu irmão que morreu ainda novo. Até seu irmão mais velho, que é escritor, o decepcionou, ao se 'vender' a Hollywood. Notamos esse egoísmo, essa autosuficência adolescente: todos (com exceção de seus dois irmão mais jovens) não são realmente boas pessoas, todos são falsos.

É interessante ir desbravando esse universo adolescente, que se mantém o mesmo desde que o livro foi escrito (em 1951), mas tenho certeza que eu teria amado se tivesse lido com uns 14, 15 anos.

De qualquer forma, minha opinião é que vale sim a pena ler o livro, não só por ser um clássico norte-americano (porque não adianta ser um clássico se não fizer sentido pra você), mas pela escrita fantástica de Salinger e pelo envolvente personagem. Terminei o livro sem saber se gosto ou não de Holden. Se ele me irrita ou se eu tenho uma certa dó dele.

Curiosidades

• O assassino de John Lennon, Mark David Chapman, carregava este livro consigo no dia em que cometeu o crime. Li também que ele até teria pedido para Lennon autografar o livro. Chapman afirmou: "Leia O Apanhador no Campo de Centeio e você descobrirá porque o fiz. Esse livro é meu argumento".

• O atirador que tentou matar Ronald Reagan em 30 de abril de 1981, afirmou a mesma coisa, ou seja, que teria tirado do livro a inspiração para matar o presidente Reagan.

• No filme "Teoria da Conspiração", Mel Gibson faz o papel de um motorista de taxi psicótico, que acha que todos estão contra ele. Sua compulsão é comprar todo dia 'O Apanhador no Campo de Centeio' e possuía em sua casa vários exemplares. Por conta de uma dessas compras, ele é descoberto por seus inimigos e quase acaba morto.

• A banda punk-rock californiana Green Day gravou em 1991, no seu segundo álbum intitulado Kerplunk!, a música 'Who Wrote Holden Caulfield?'. O vocalista, guitarrista e compositor Billie Joe Armstrong compôs a letra baseada no livro pois se achava igual a Caulfield, um cara rebelde, largado e "invisível". Billie teve que ler esse livro durante o colegial, mas acabou não lendo. Tempos depois, ele resolveu ler e acabou tornando um dos seus livros favoritos.

• O desenho South Park teve o episódio "A Historia de Scrootie Sodomita" baseado na obra.





Sobre o autor
Para comprar o livro

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Carolina Lima disse...:

    Tenho alguns livros que li na adolescência que tenho vontade de reler novamente justamente pelo mesmo motivo.

    Não conhecia esse livro. Parece ser muito bom.

    Abraços,
    Carol
    www.umblogsimples.com

  1. Anônimo disse...:

    Caraca, tu escreve muito bem. Parabéns!

    Fernando Mattos

  1. Anônimo disse...:

    We absolutely love your blog and find the majority of
    your post's to be exactly what I'm looking for.
    Does one offer guest writers to write content for yourself?
    I wouldn't mind producing a post or elaborating on many of the subjects you write in relation to here. Again, awesome web site!

    Review my page: buy phentermine online

  1. Anônimo disse...:

    I absolutely love your blog.. Excellent colors & theme. Did you
    build this website yourself?
    Please reply back as I'm hoping to create my own personal site and want to find out where you got this from or just what the theme is named. Thank you!

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Eu vou amar saber o que você achou do post!

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
pequeno ponto de vista de Carol Neves © 2013 | ALL RIGHTS RESERVED.