Direitos do viajante

Esse é o último post dessa série de dicas pré-viagem, e acho que um dos mais importantes, com informações que provavelmente poucos saibam.

Semana que vem já teremos posts de colaboradoras que estão por aí, pelo mundo. Mas é surpresa!

Então anotem seus direitos e briguem se for necessário!


Promessas quebradas: quando uma agência de viagens não cumpre parte de um pacote, o turista tem o direito à indenização. Para conseguí-la, é necessário reunir os documentos que comprovem a reclamação e escrever uma carta para a agência de turismo expondo o problema e a indenização pleiteada. Não tendo resultado, recorre-se ao Procon, que tomará as devidas atitudes.

Pacotes cancelados: segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), quando a agência de turismo cancela a viagem, o consumidor recebe seu dinheiro de volta e ainda pode entrar com uma ação de danos morais.
Caso o turista desista da viagem por motivos particulares, ele deverá fazê-lo o quanto antes. Mesmo assim, poderá ser cobrada uma multa por parte da agência, que sofrerá variação de acordo com a data do cancelamento. Se a viagem for cancelada com mais de 30 dias de antecedência, a agência deverá ficar com 10% do valor pago pelo pacote. Este valor vai aumentando à medida em que a data da viagem vai se aproximando.

Atraso nos vôos: este problema é tão constante que gerou a criação da Avaa (Assiciação das Vítimas de Atrasos Aéreos). Uma empresa tem até 4 horas para solucionar um atraso em seu vôo, ou colocar os passageiros em outros vôos para o mesmo destino, com serviços equivalentes. Passado esse período, ela fica obrigada a oferecer estada e alimentação aos passageiros. Além disso, o consumidor tem o direito de desistir da viagem e ser reembolsado da passagem, ou reinvidicar uma indenização pelo atraso. Nesses casos, a multa a ser paga pela companhia varia bastante entre viagens do território nacional e exterior.

Bagagem: quando acontecer um extravio, procure o balcão de sua companhia aérea, informe a perda e apresente o bilhete da bagagem. Caso as malas não sejam encontradas, existe uma taxa de indenização a ser paga por quilo de bagagem. Se a localização da bagagem demorar mais de 3 dias, o passageiro pode optar por processar a companhia e fazê-la pagar uma multa por atraso de bagagem. Essa multa é equivalente à de atraso nos vôos.

Fique de olho!
• Se você for fazer uma conexão bem longa, entre em contato com a companhia aérea para saber se eles oferecem alguma coisa. A Emirates, por exemplo, oferece vantagens pra quem vai fazer uma conexão com mais de 6h (1ª classe e executiva) ou 8h (econômica) em Dubai. Confira no site da Emirates como fazer essa reserva.  
Se a companhia não oferecer nada, pode ser vantajoso comprar um passe para as lounges que ficam nos aeroportos, onde você terá conforto, banheiro com chuveiro e lanches.

• Preste muita atenção na hora de comprar sua passagem. Olhe cuidadosamente todas as conexões, pode acontecer de você desembarcar em um aeroporto e embarcar em outro! E a companhia pode não se responsabilizar pelo deslocamento do passageiro...


Telefones úteis:
Procon: 1512
Idec: (11) 3874-2152
Avaa: (11) 3232-6681
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Ótimo post minha quelida, temos que estra sempre bem informadas.
    PASSANDO PARA DESEJAR
    ÓTIMA SEMANA! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

  1. Oficina Chic disse...:

    Muito bom esse post, muitos direitos eu não conhecia!
    Bjs, Gabi.

  1. Carolina Lima disse...:

    Carol,
    temos muitos direitos que muitas vezes nem sabemos que temos.
    A informação é a nossa melhor arma!

    Uma excelente semana para você!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

  1. In The Closet disse...:

    Oi! Amei as dicas! Nós temos que saber sempre os direitos que temos!
    Beijos
    @maihferreira

    http://ithecloset.blogspot.com

  1. Mas não tenho razão como sair com aquilo nas unhas?...rsrsrsrs
    PASSANDO PARA DESEJAR
    ÓTIMA SEMANA! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

  1. Carol querida!

    Ótimas dicas de viagem! Já perdi minha mala e continuei a viagem...quando retornei ao Brasil minha mala estava chegando no mesmo dia que eu cheguei em casa, acredita?!

    Bjss e uma maravilhosa semana...

    http://toutlamour.blogspot.com.br

  1. Ótimas dicas, Carol!
    Tô começando a planejar uma viagem e já tô pesquisando bastante essas coisas. Não quero dar nenhum furo ahahahaha

    =*
    @viihrs
    @SubindoNoSalto
    subindonosalto.com

  1. Carolina Lima disse...:

    Carol,
    passando para desejar uma quarta bem quentinha!

    Beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Eu vou amar saber o que você achou do post!

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
pequeno ponto de vista de Carol Neves © 2013 | ALL RIGHTS RESERVED.