Goethe - Os sofrimentos do jovem Werther

Pra começar as resenhas, escolhi esse livro por uma descoberta recente: sempre achei que fosse um livro pop, até que vi que muita gente não conhece. Esse é um livro que TEM que ser lido, além de clássico, é lindo. Foi o primeiro livro que dei de presente pro Dan.

Os sofrimentos do jovem Werther foi escrito em 1774, composto por cartas que Werther envia para o narrador - e amigo -, contando sobre sua paixão por Charlotte, que era noiva de Albert. O romance foi um grande marco para a literatura Romântica e consagrou a literatura epistolar.
É difícil falar muito desse livro sem dar spoilers, mas tudo o que tenho a dizer é: leiam esse livro. Ele é rápido e envolvente - em todos os sentidos. Repleto de cartas intensas, em que Werther descreve todo o seu amor por Lotte, todo o seu sofrimento por achar que não é correspondido, ou que é correspondido mas nunca poderá ter sua amada. Impossível não ser tocado por tanto sentimento explícito, à flor da pele, muito menos de se emocionar com o intenso final - mesmo que você já saiba como acaba.

Curiosidades:
• Dizem que o livro é um reflexo dos próprios sofrimentos de Goethe.
• O livro ocasionou uma quantidade enorme de suicídio na Europa na época de seu lançamento, assim alguns governantes tentaram censurar o livro.
• A data de seu lançamento marca o início do Romantismo na Alemanha.


“Juntei cuidadosamente tudo quanto me foi possível recolher a respeito do pobre Werther, e aqui vos ofereço, certo de que me agradecereis. Sei, também, que não podereis recusar vossa admiração e amizade ao seu espírito e caráter, vossas lágrimas ao seu destino.
E a ti, homem bom, que sentes as mesmas angústias do desventurado Werther, possas tu encontrar alguma consolação em seus sofrimentos! Que este pequeno livro te seja um amigo, se a sorte ou a tua própria culpa não permitem que encontres outro mais à mão!”

(Apresentação de Os Sofrimentos do Jovem Werther)

Sobre o autor

Compre o livro!

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Sergio disse...:

    Bela sugestão... Sempre quis lê-lo!

  1. Carol Neves disse...:

    Tenho certeza que você vai amar! E se for emotivo vai se acabar de chorar também, rs

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Eu vou amar saber o que você achou do post!

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
pequeno ponto de vista de Carol Neves © 2013 | ALL RIGHTS RESERVED.