Como viajar?

Adoro postar sobre viagens, quem me acompanha do outro blog sabe. Então não podia deixar colocar esse tag aqui!
As primeiras postagens serão dicas que tirei desse caderninho da Tilibra:

E isso pode até ser a primeira dica, comprei esse caderninho, ele é super bacana, vem com espaço pra colocar fotos, dicas de amigos, anotar sobre hotéis, restaurantes, lojas, museus, e até encomendas (hahaha) e um não posso deixar de fazer e ver. Comprei na Saraiva por R$15.

Enfim, as dicas quem vêm nesse caderno são muito legais, pra quem já viajou e principalmente pra quem vai fazer a primeira viagem. Quando acabarem, postarei experiências de viagens que fiz e, claro, se vocês pedirem sobre alguma cidade, terei prazer em pesquisar e montar um post com dicas bacanas.

Vamos às dicas?

Avião
• Para não perder o avião, chegue sempre no aeroporto com duas horas de antecedência e faça o check-in imediatamente. Desta forma você estará garantindo lugar no avião e despachando as malas, ficando livre desse "peso". Se chegar na última hora, você estará sujeito ao overbook (venda de maior número de assentos do que a capacidade do avião - isso é ilegal), ou então a encontrar outro passageiro na sua poltrona, o que significa que a empresa vendeu a mesma poltrona para duas pessoas diferentes.
• Se você perder o avião, dirija-se ao balcão da companhia aérea, remarque seu bilhete e aguarde o próximo vôo. Os vôos não regulares, conhecidos como charter, não dão direito a remarcação do bilhete. Ou seja, se você perder esse vôo, volte pra casa.
• Passagem, passaporte, vouchers de hotéis, comprovante do seguro de viagem, extrato do travel card, enfim, documentos indispensáveis a qualquer viajante, devem estar sempre na bagagem de mão, muito bem guardados.
• Tenha à mão um xerox do bilhete e o telefone da agência que lhe vendeu a passagem, pois em caso de perda ou roubo, você cancela o bilhete no balcão e apresenta o xerox, ou solicita à agência um fax da passagem.
• Guarde sempre o ticket de despacho da bagagem, é o único comprovante que lhe assegura algum reembolso em caso de perda. Se você puder, faça um seguro de bagagem. É melhor garantir!
• Para um embarque seguro, ligue uns três dias antes para a companhia aérea confirmando se o seu nome está na lista dos passageiros daquele vôo. Se não estiver, comunique à agência que lhe vendeu a passagem. Ela tomará providências.
• Antes de embarcar (na ida), dê uma olhada nos preços do freeshop e compare-os durante a viagem. Às vezes é vantagem deixar para comprar algumas coisas na volta, evitando transtornos na hora de despachar a bagagem.
• Mantenha sempre com você dinheiro, travel card e vouchers. Tire cópias dos vouchers e guarde-os junto com as cópias do passaporte e do RG na mala.

Trem
• Viajar de trem é uma opção segura e muitas vezes econômica, pois dependendo do seu roteiro, você pode comprar um passe, válido por vários dias. Viajar a noite pode ser mais econômico ainda, pois você não gasta dinheiro com hospedagem, mas em compensação, perde vistas de belas paisagens, que só as viagens diurnas proporcionam. Verifique se há necessidade de reservar lugar, caso você tenha comprado passe para vários dias e confira sempre os horários de partida. Os trens costumam partir exatamente na hora marcada. Seja pontual. Evite deixar pacotes e malas no corredor, para não atrapalhar a circulação. Se você puder esperar as paradas para ir ao banheiro, melhor. Geralmente os trens chacoalham. E se você gosta de ouvir música durante o trajeto, ouça bem baixinho.

Carro
• Viajar de carro pode ser vantajoso, pois você pode parar a hora que quiser e visitar lugares que outros meios de transporte não permitiriam, além de ser mais econômico. Você pode levar a quantidade de bagagem que o carro suportar, sem ter que se preocupar com excesso, mas também está sujeito a contratempos, como uma falha mecânica ou um certo cansaço. Para evitar qualquer eventualidade, antes de pegar a estrada, revise faróis, pisca-alerta, lanternas, freios, cabo do velocímetro, marcador de combustível e extintor de incêndio, calibre os pneus (inclusive o estepe), verifique se os limpadores de pára-brisa e os cintos de segurança estão em ordem confirme se o macaco, a chave de roda e o triângulo estão no porta mala. Caso aconteça algum problema ou acidente e o seu carro for alugado, ligue pra locadora e solicite um mecânico ou um pronto atendimento. Certifique-se dessas facilidades no contrato de locação.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Eu vou amar saber o que você achou do post!

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
pequeno ponto de vista de Carol Neves © 2013 | ALL RIGHTS RESERVED.